13.11.15

Resenha: Game of Thrones - Por Dentro da Série da HBO


Game of Thrones: Por Dentro da Série da HBO - Bryan Cogman
192 páginas


Minha história de amor com As Crônicas de Gelo e Fogo começou quando assisti ao primeiro episódio da série da HBO. Eu já sabia da existência dos livros mas, bobinha que era, ia deixando sempre pra depois. Mas quando vi aquele piloto, tudo mudou!

Eu não gosto de assistir a adaptação antes de ler, então parei de ver a série e fui correndo pegar os livros do meu namorado pra conferir se a história de Martin era mesmo aquilo tudo que a galera tava falando. E era mais do que aquilo tudo. Era muito melhor do que eu poderia prever. Tornou-se, junto com Harry Potter, minha história preferida, e a partir daí Game of Thrones entrou na minha vida de maneira irremediável.

Falo apaixonada assim porque é mesmo um caso de amor. É incrível quando uma história consegue te capturar desse jeito, por isso Gelo e Fogo, e tudo que diz respeito à saga, é tão especial pra mim.


Sendo assim, como não poderia deixar de ser, passei a comprar tudo que sai sobre a série, e quando saiu Por Dentro da Série da HBO aqui no Brasil, fui correndo garantir o meu. Apesar dessa minha loucura pela saga, não li esse livro assim que ele chegou. Lia um pedaço aqui, outro ali, folheava as páginas para admirar as fotografias, mas só agora peguei pra ler de verdade, do começo ao fim.

O livro não fala só dos bastidores e de como as cenas foram filmadas. Fala sobre isso também, o que é demais, mas traz as opiniões e impressões dos produtores, figurinistas, atores e, inclusive, de George Martin.

Ele começa com Prefácio escrito pelo autor da saga, onde conta sobre como foi o processo de decisão sobre transformar seus livros numa série de TV. Logo em seguida passamos à uma entrevista super divertida com David Benioff e D. B. Weiss, produtores executivos e roteiristas chefes da série. Ou seja, já começamos bem, com os donos da história!


Depois a obra passa a ser divida em 5 capítulos: A Muralha, Winterfell, Porto Real, Westeros e Essos. Cada um deles traz informações sobre a construção dos lugares, sobre as cenas mais importantes no decorrer da primeira temporada, sobre a escolha dos figurinos e sobre os personagens mais relevantes, como Jon Snow, Cersei, Ned, Daenerys,entre vários outros. Há também algumas explicações sobre a escolha das locações e dos atores, o que achei muito interessante, pois pudemos saber exatamente o porquê de cada ator ter sido escolhido.

Me surpreendi com algumas informações, me diverti com outras e fiquei surpresa por descobrir que fazer uma série exige muito mais do que eu esperava. É incrível a quantidade de detalhes com que a equipe precisa estar atenta. Até a posição do sangue no rosto de cada um é importante quando se trata de dar continuidade à uma cena, e tudo lá é feito com muito cuidado e seriedade.

Também gostei de saber mais sobre o ponto de vista dos atores sobre seus personagens. Por exemplo, vocês devem saber que há uma polêmica sobre se Drogo estuprou ou não Dany. Pois Emilia Clarke, intérprete de Daenerys, se posicionou sobre o assunto. E essa é só uma das questões abordadas. O que quero dizer com esse exemplo é que durante a leitura dessa obra pude entender que o ator tem suas próprias percepções e convicções sobre o personagem que dá vida, e os detalhes de suas interpretações ficam muito nítidos depois que a gente descobre o que eles quiseram dizer com cada gesto em cena.


Enfim, isso pra mim de ver alguém dando tudo pra fazer um trabalho bem feito é muito bom, assim como é bom acompanhar uma série que sabemos que quem faz é tão fã quanto a gente.

A edição da obra é um show à parte. Folhas de revista, grossas, o formato maior e quadrado do livro, a capa acolchoada, as ilustrações e fotografias. Tudo junto resulta numa obra pra colecionador nenhum botar defeito. 

Li Por Dentro da Série da HBO em um dia, me apaixonei e indico aos fãs da saga, seja da série, seja dos livros. Afinal de contas, quem vai querer perder a oportunidade de matar a saudade de Westeros enquanto Martin não termina o sexto volume da saga?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...