17.11.15

Eu sou fantástico: Rumpelstiltskin

Normalmente uso a coluna Eu Sou Fantástico para apresentar categorias de personagens que costumam aparecer nas histórias de fantasia, porém hoje vou apresentar pra vocês um personagem específico, que fez tamanha fama que, apesar de pertencer à categoria dos duendes, ganha destaque sempre que aparece numa obra. Já sabem de quem estou falando? Rumpelstiltskin!


A primeira vez que ouvi falar dele foi quando comecei a assistir Once Upon a Time. Gostei do personagem e fui pesquisar sobre ele, quando fiquei surpresa ao descobrir sua importância na literatura. Como assim eu não conhecia uma das figuras mais poderosas entre as criaturas fantásticas?!

Sua primeira aparição, pelo que consta, foi numa história escrita por Johann Fischart, em 1577, numa adaptação livre da tradição oral contada por François Rabelais. Mas foi através das mãos dos irmãos Grimm que Rumpelstiltskin ganhou fama. A história é a seguinte:

"A fim de impressionar o rei, um moleiro muito pobre inventa que a filha é capaz de fiar palha, transformando-a em ouro. O rei chama a moça, a tranca numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige que ela transforme a palha em ouro até de manhã ou terá sua garganta cortada. Quando a pobre moça já havia perdido a esperança, aparece um duende no quarto e transforma toda a palha em ouro em troca do seu colar. Na noite seguinte ele faz a mesma coisa e pede seu anel. Na terceira noite, quando ela não tinha mais nada para lhe dar, o duende faz a transformação em troca do primeiro filho que a moça desse à luz.
O rei fica tão impressionado que decide se casar com ela, mas quando nasce o primeiro filho do casal, o duende regressa para reclamar o seu pagamento: "Agora dá-me o que me prometeste". A moça, agora rainha, ofereceu lhe dar toda a sua riqueza se o duende a deixasse ficar com a criança,o que ele inicialmente recusa, mas por fim aceita fazer uma troca: a rainha poderia ficar com a criança se ela conseguisse adivinhar o nome dele dentro de três dias. No primeiro dia ela falhou, mas antes da segunda noite um de seus mensageiros ouve o duende cantar, saltando em volta de uma fogueira: 

'Hoje eu frito, amanhã eu cozinho!
Depois de amanhã será o filho da rainha!
Coisa boa é ninguém saber
Que o meu nome é Rumpelstiltskin!'

Então, no terceiro dia, quando o duende foi ter com a rainha, ela revela o nome dele e fica coma criança. Assim, Rumpelstiltskin foge zangado e nunca mais regressa."


Contudo esse final foi revisto em 1857, ficando assim: "quando a rainha adivinha seu nome, Rumpelstiltskin, cego de raiva, bate os pés com tanta força que se parte em dois." Bem mais macabro, né?!

Depois que a história do duende ficou famosa e se espalhou para várias culturas diferentes, ela foi ganhando seus próprios contornos em cada lugar, sendo contada com algumas variações.

Tendo a origem de seu nome na Alemanha, Rumpelstiltskin é descrito como um tipo de duende, também chamado de pophart ou poppart, que faz barulhos de chocalho em tábuas. Seu nome remete à essa característica,visto que "rumpelgeist" significa "chocalho fantasma. Também há histórias que relacionam o duende aos bicho-papões, que são espíritos domésticos travessos que se disfarçam.

Na literatura contemporânea, o duende faz algumas pequenas aparições, como no livro escrito por Vivian Vande Velde, The Rumpelstiltskin Problem, onde são apresentadas versões alternativas do conto em uma tentativa bem humorada de tampar buracos deixados pela história original. Também podemos citar o livro The Witch's Boy, de Michael Gruber, onde o personagem é um bebê estranho encontrado por uma bruxa. Ele vai crescendo e sendo consumido pelo desejo por dinheiro e vingança, até o momento que encontra o nome de sua alma através de um ritual: Rumpelstiltskin. Contudo, esse nome deveria ser guardado em segredo pois a pessoa que soubesse seu nome teria poder sobre ele.

Particularmente, vejo muitas possibilidades para incluir esse personagem no mais variado tipo de história. Ou vai dizer que você não acha que Rumpelstiltskin é uma das criaturas mais fantásticas que já foram apresentadas por aqui?!

6 comentários:

  1. Não conhecia esse duende e fiquei bem impressionado com o farto enredo por trás dele. Incrível, sem dúvidas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu não sabia de nada do Rumple porque também só vim descobrir ele no seriado Once Upon a Time. Mas depois vendo com atenção ele também já tinha aparecido no filme do Sherek, acho que o terceiro, não lembro.

    Adoro duendes e apesar dele ser mal a maior parte do seriado OUT eu adoro o personagem dele kkkkkkk.

    Beijinhos.
    www.duasvezesm.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apareceu no Sherek! Apesar de que eu não gosto dele lá, mas gosto dele em OUAT...

      Excluir
  3. A primeira vez que lembro de ter ouvido falar de Rumpelstiltskin (ô nome difícil) foi em Once Upon a Time também, mas depois que li a história que você postou tive a impressão de já ter lido ela em algum lugar. Também fiquei super curiosa em saber um pouco mais sobre Rumpelstiltskin, ainda mais depois que ele apareceu em Shrek.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que vi ele em OUAT fui correndo pesquisar sua história e achei muito legal! Acho até que demorei a falar sobre ele por aqui...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...